Reconto do Livro: O Saci

 Reconto do Livro: O Saci


 A história deste livro conta bastante como um diálogo reflexivo do Saci e Pedrinho que é o neto de Dona Benta e passava sempre as férias escolares no Sítio do Pica-Pau Amarelo, que era o sítio da avó.
 No sítio, moravam: Dona Benta, Tia Anastácia, Narizinho, Emília, O Marquês do Rabicó e o Visconde de Sabugosa e o Pedrinho apenas passava suas férias lá, assim eles brincavam e se divertiam de tudo que era tipo de coisa e o menino passava a se gabar por não ter medo de nada mas na verdade tinha medo de vespas e como todos naquele tempo, ele também tinha medo de Saci.
 Todos tinham medo do Saci, por culpa de suas histórias que contavam e davam medo dele por todas as travessuras que já havia feito e também tinha apenas uma perna.
 Apesar do medo, Pedrinho estava sempre com o tal Saci na cabeça tentando saber mais e mais informações sobre ele. Certo dia conversando com Tia Anastácia, ficou sabendo que o Tio Barnabé sabia como capturar o Saci e isso deixou Pedrinho determinado a tentar caçar um. Então, o menino resolve encontrar o velho sábio que conhecia muito as coisas da natureza, de religiosidade, sabedor de histórias que ele mesmo viveu e ainda de outras, as quais ouviu para saber muito mais sobre o Saci. Tio Barnabé explicou para Pedrinho que Saci na verdade era um menino travesso de uma só perna, pito aceso na boca, de carapuça vermelha na cabeça e sempre aprontando algo. O Tio falou também, que a força do Saci ficava em sua própria carapuça e quem conseguisse tirar e esconder muito bem a carapuça de um, se tornaria o seu dono para o resto da vida.
 Pedrinho, sem esperar mais nada, mesmo tendo medo, foi logo tentar encontrar o Saci que não saia de sua cabeça.
No decorrer da história, o Pedrinho encontra o menino travesso e eles passam por uma aventura que passa entre a natureza e mitologia/folclore.
 Logo começam uma discussão filosófica, onde o Saci vence, pois fala das guerras que estampam toda a estupides do ser humano.
 Depois começam mais uma discussão em que Saci vence mais uma vez.
 Por fim no decorrer da história, Narizinho é enfeitiçada pela Cuca mas os meninos salvam ela e tiram o feitiço. Logo depois disso aparecem outros personagens do folclore, como: O Curupira, a Cuca, Lobisomem, O Negrinho do Pastoreio, a Mula-Sem-Cabeça e a Iara.

Autor: Monteiro Lobato.

Obs: Não contarei o resto, pois quero deixar em você a curiosidade e o desejo de ler um livro tão bom como este e fazer com que você entre no mundo da literatura e quando você voltar, possa influenciar muitas outras pessoas a também fazer uma viagem pelo mundo da literatura!

Reconto feito por: Mayara Marchi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Chave para Rondo(resumo)

A Casa das Palavras e Outras Crônicas